quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atividades do DETRAN/RS estarão paralisadas hoje, 11


Hoje, 11, as atividades do DETRAN/RS estarão paralisadas. Os Servidores da Autarquia estarão de vigília aguardando a contraproposta do governo estadual para o Plano de Carreira da instituição. A partir das sete horas da manhã, os Servidores estarão em frente a sede do órgão, em Porto Alegre, onde devem cumprir o ato de mobilização ao longo do dia. Às 14h, está marcada uma reunião entre o Sindicato da categoria, o SINDET e o Comitê de Dialogo Permanente, CODIPE, onde há uma promessa de entrega de proposta para o PCS.

A ação, que foi votada na última assembleia-geral da categoria, ocorrida no dia 05, também deliberou por greve a partir do dia 12, caso a proposta apresentada pelo governo não contemple os pleitos das Carreiras do DETRAN, já conhecidas do CODIPE desde junho deste ano.

A negociação do PCS do órgão, foi objeto do acordo de greve de 2012, assinado pelo atual secretário da SARH e dirigente do DETRAN na época da greve, Alessandro Barcellos e pela deputada estadual Stella Farias, PT, presidente da CPI da Corrupção ( deflagrada com a Operação Rodin ) e profunda conhecedora das demandas da Autarquia Estadual de Trânsito.

A última proposta de PCS, apresentada pelo governo a categoria, teve a maioria dos itens rejeitados na AGE, porque desconsiderou assuntos já acordados com o presidente do órgão, Leonardo Kauer, como por exemplo os índices de qualificação que tiveram um retrocesso. Além disso, a proposta propõe a extinção do Quadro de Pessoal do DETRAN, o que gerou grande descontentamento entre os Servidores e um sentimento de desrespeito por parte do governo estadual.  Nunca fomos tão desrespeitados, ao ponto de sugerirem a extinção do quadro, desabafou um Servidor de Carreira.

Enquanto aguardam por um andamento conclusivo, por parte do governo estadual, acerca do PCS do órgão, os Servidores da Autarquia foram surpreendidos pela celeridade com que tramitou o PL 323/2013, do Executivo, que cria mais dois cargos de diretores na instituição, passando dos atuais três para cinco e, por consequência, mais cargos CCs.

Apenas neste ano, o DETRAN/RS arrecadará mais de um bilhão de reais em taxas e serviços, o que gerará para o Caixa Único do Tesouro Estadual, um reforço de mais de seiscentos milhões de reais com o superávit (diferença livre entre a receita e a despesa) da Autarquia. Para a gestão Tarso Genro, quase dois bilhões de reais serão repassados pelo Departamento de Trânsito aquele órgão como superávit. 

Está marcada, também, para essa próxima semana, uma ato em protesto a alta arrecadação da instituição. 

Com a greve da categoria, em 2012, mais de dez mil exames de direção deixaram de ser aplicados, o atendimento ao público e o suporte aos credenciados do DETRAN também ficaram prejudicados, além de outras atividades. 

Contatos com o SINDET podem ser feitos pelo fone: 51 9915-6046

Nenhum comentário:

Postar um comentário